Abertura do FTN e SITMERCO ressaltou a importância de um turismo integrado!
 
O Fórum de Turismo de Negócios (FTN) e o Simpósio para Integração Turística do MERCOSUL (SITMERCO) foram abertos oficialmente com muita movimentação e rodada de negócios além de palestras. O FTN está em sua segunda edição, e tem como objetivo de fomentar o turismo de negócios e lazer, conta com palestras, capacitações e uma feira de negócios com expositores nacionais e internacionais. O SITMERCO reúne parlamentares do MERCOSUL e Chile para debater políticas públicas e estratégias que favoreçam o turismo no bloco.

Sra. Marta Lobo, Organizadora del Evento FTN. (imagen by Jefferson Severino)

 

Mario Tarallo y Ezequiel Tarallo, (de Punta Este International Business & Travel), en el stand de la Pousada Ilha do Papagayo (imagen by Jefferson Severino)

Rafael Pereira (Hotel PARNASO-Camboriu), y Edison Angelo, (Hotel SANFELICE-Camboriu). (imagen by Jefferson Severino)

Valdir Rubens Walendowsky (Presidente de Santur), Gilmar Kaesel (Diputado Estadual de Santa Catarina), y Marta Lobo (Organizadora del Evento FTN). (imagen by Jefferson Severino)

Gabriela Godinho, (Bióloga Marina y Educación Ambiental), del IBF Instituto Baleia Franca, durante su charla informativa sobre estos animales. (imagen by mario tarallo)

Valdir Walendowisky, presidente da SABTUR – SANTA CATARINA TURISMO, citou em seu discurso a dificuldade de promover o turismo sem uma integração entre os países que cercam o Brasil, citando como ideal o exemplo da União Européia, em que não existem barreiras para o trânsito entre um país e outro. As barreiras, segundo ele, são um impedimento para transformar o Brasil em potência turística e eventos como o FTN e SITMERCO têm importante papel em eliminar tais barreiras. Por fim, Walendovisk agradeceu os participantes, dizendo que “Santa Catarina recebe vocês de braços abertos”. Gilmar Knaesel, da UPM, complementou a fala do presidente da SANTUR citando a necessidade de uma parceria público-privado, da união do trade aos parlamentares. A criação de políticas públicas que facilitem o turismo é, para ele, o primeiro passo para uma verdadeira integração do MERCOSUL.
Como deputado estadual de Santa Catarina por seis mandatos consecutivos, discorreu que parlamentares sentem as deficiências do turismo, sentem os avanços e retrocessos, e por esse motivo devem se unir em eventos como o SITMERCO para concretizar ações pelo trade. Representando o FTN, Marta Lobo não se estendeu, agradecendo a todos os presentes, especialmente de outros estados dada a dificuldade de locomoção e, por acreditar no turismo de negócios, prometeu duas edições anuais do FTN a partir de 2013. Uma edição será sempre em Florianópolis e a outra será rotativa, estreando ano que vem na cidade de Brasília e em 2014 com possibilidades de ocupar o segundo maior centro de eventos da América Latina, no Ceará. O FTN e o SITMERCO seguem até amanhã, sábado. A abertura da feira aconteceu às 14h e a entrada é gratuita. Para as palestras e capacitações, o credenciamento abriu às 9h.
Abertura do FTN e SITMERCO ressalta a importância de um turismo integrado! O Fórum de Turismo de Negócios (FTN) e o Simpósio para Integração Turística do Mercosul (SITMERCO) foram abertos oficialmente com muita movimentação e rodada de negócios além de palestras. O FTN está em sua segunda edição, tem como objetivo de fomentar o turismo de negócios e lazer, conta com palestras, capacitações e uma feira de negócios com expositores nacionais e internacionais. O SITMERCO reúne parlamentares do Mercosul e Chile para debater políticas públicas e estratégias que favoreçam o turismo no bloco. Walendovisk, da Santur, citou em seu discurso a dificuldade de promover o turismo sem uma integração entre os países que cercam o Brasil, citando como ideal o exemplo da União Européia, em que não existem barreiras para o trânsito entre um país e outro. As barreiras, segundo ele, são um impedimento para transformar o Brasil em potência turística e eventos como o FTN e SITMERCO têm importante papel em eliminar tais barreiras. Por fim, Walendovisk agradeceu os participantes, dizendo que “Santa Catarina recebe vocês de braços abertos”. Knaesel, da UPM, complementou a fala do presidente da Santur citando a necessidade de uma parceria público-privado, da união do trade aos parlamentares. A criação de políticas públicas que facilitem o turismo é, para ele, o primeiro passo para uma verdadeira integração do Mercosul. Como deputado estadual de Santa Catarina por seis mandatos consecutivos, discorreu que parlamentares sentem as deficiências do turismo, sentem os avanços e retrocessos, e por esse motivo devem se unir em eventos como o SITMERCO para concretizar ações pelo trade. Representando o FTN, Marta Lobo não se estendeu, agradecendo a todos os presentes, especialmente de outros estados dada a dificuldade de locomoção e, por acreditar no turismo de negócios, prometeu duas edições anuais do FTN a partir de 2013. Uma edição será sempre em Florianópolis e a outra será rotativa, estreando ano que vem na cidade de Brasília e em 2014 com possibilidades de ocupar o segundo maior centro de eventos da América Latina, no Ceará. O FTN e o SITMERCO seguem até amanhã, sabado. A abertura da feira aconteceu às 14h e a entrada é gratuita. Para as palestras e capacitações, o credenciamento abriu às 9h.
Jeff Severino
Jornalista – SC-01571-JP
ABRAJET
Texto y fotografía, de nuestro colega Jefferson Severino
www.colunaonline.com.br

Nuestro Co-Director Mario Tarallo y Luiza Lobo, (Asesora de Prensa del Fórum de Turismo y Negocios FTN). (imagen by mario tarallo)

by Mario Tarallo – Punta del Este IBT
Imágenes by Mario Tarallo, es prohibida su reproducción parcial o total.